EAS

REDUÇÃO DE FRAUDE EM OPERADORAS DE TELEFONIA


Projeto desenvolvido para empresa operadora de telefonia

imagem de demetreeyaa

A telefonia é o ramo de negócio que mais sofre com tentativas de Fraudes: 39% das tentativas são no setor. A maioria das fraudes ocorrem em dois produtos distintos: Subscrição, que é a adesão de novos clientes a planos pós-pagos e pré-pagos - compra de créditos para esta modalidade de plano. Na subscrição, normalmente o fraudador utiliza documentos falsos ou roubados. Na compra de créditos de pré-pagos, o fraudador usa cartões de crédito roubados ou opera em conluio com vendedores e operadores.

Até a chegada da Shelter Soluções Inteligentes avaliar o processo de combate à fraude era reativo: quando um número grande de transações ilegítimas era detectado, novas vendas eram bloqueadas. Este processo reativo só trazia efeito após várias transações fraudulentas já terem sido consolidadas. Não havia nenhum mecanismo de avaliação prévia da transação ou sistema de bloqueio da venda.


imagem de Matt Sherberg

Estratégia

No projeto implementado utilizando a tecnologia EAS® da Shelter Soluções Inteligentes, um conjunto de dados históricos de transações foi carregado, usando um algoritmo de classificação. Este algoritmo construiu um modelo estatístico com características das transações legítimas ou fraudulentas. Cada nova transação era submetida ao modelo antes de sua efetivação, que classificava a transação como legítima ou fraudulenta, impedindo a transação em caso de fraude. Algumas transações eram selecionadas para uma avalição por um auditor. O projeto foi implementado dentro de um contexto de auditoria contínua: novas transações eram carregadas periodicamente a fim de atualizar o modelo estatístico.


imagem de finepixxler

Resultados

Além de tornar o processo automatizado, o uso de algoritmos avançados de classificação trouxe um aumento exponencial no combate à fraude, reduzindo em mais de 90% as transações fraudulentas. O mecanismo de ação pro ativo, deixou o processo robusto e seguro. Minimizando riscos e trazendo segurança para o processo comercial da operadora de telefonia.